quinta-feira, 8 de abril de 2010


DEVERES DOS PAIS

Neemias 4:14 – E olhei, levantei-me e disse aos nobres, e aos magistrados e ao resto do povo: Não os temais; lembrai-vos do Senhor grande e temível; e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas. Muitas vezes, o homem não sabe que é dele a responsabilidade de levar à sua família a ter um encontro verdadeiro com Deus. Neste versículo Neemias esta conclamando o esposo, o pai, o homem da casa a pelejar pela sua família, que não devemos temer os inimigos, porque o Senhor é grande e forte, e sendo assim podemos dizer com toda a certeza que com ele somos mais que vencedores. O esposo, como o guerreiro, juntamente com sua esposa, que é a auxiliadora, a ajudadora idônea, precisam levantar o escudo, empunhar sua espada e lutar pela sua casa, vigiando e orando para que a sua família permaneça sempre aos pés de Jesus, crescendo na graça e no conhecimento.
Com carinho, amor e sabedoria direciona sua esposa e filhos aos caminhos do Senhor, tendo sempre em mente que eles são suas primeiras ovelhas. De que adianta o homem, muitas vezes, querer orar, visitar, falar do amor de Jesus, cumprindo assim o “ide”, e se esquece que lá na sua casa ficaram algumas ovelhas abandonadas, que nunca recebem oração, nunca lhes é falado da palavra, nem do amor incondicional e nem ao menos um momento de atenção lhes é dirigido. O exemplo deve começar dentro da nossa própria casa. Deus vai cobrar de você homem, que é o sacerdote, o cabeça do lar, a vida da tua esposa e do teus filhos.
Deveres dos pais:
Ensinar Deut. 6:7 – Tu a inculcaras a teus filhos, e delas falaras assentado em tua casa, andando pelo caminho, deitando-te e levantando-te. É dever dos pais cuidar do bem estar espiritual dos filhos, fazendo todo o esforço para levá-los a um real relacionamento com Deus.
Treinar Prov. 22:6 – Instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele. Em todas as atividades precisamos fazer treinamentos, e não é diferente nas coisas de Deus, treine a criança e ela dará bons frutos pôr toda a tua vida.
Controlar1 Tm. 3:4 – Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos sob disciplina, com todo respeito. É dever dos pais funcionarem como auto controle da criança, ate que ela seja capaz de governar sua própria vida. Os filhos, geralmente, refletirão exatamente o que os pais são, eles estão observando atentamente tudo o que acontece, como numa platéia de teatro, cujo atores são os seus pais.
Correção dos filhos Prov. 13:24 – O que retêm a vara odeia a seu filho, mas o que o ama a seu tempo disciplina. A disciplina tem como alvo eliminar a rebeldia, a insensatez e o desrespeito do coração da criança. Prov. 19:18 – Corrige a teu filho enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo. Os filhos devem ser disciplinados enquanto são crianças, enquanto há oportunidade de moldar as suas vidas para o bem, e ensinar-lhes o caminho de Deus. Se os pais são negligentes nisso, tornam-se, em parte, culpados da ruína subseqüente que atinge a vida dos seus próprios filhos. Prov. 22:15 – A estultícia esta ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afasta dela. Estultícia significa engano, tropeço, estupidez. Há algo no coração das crianças que os pais precisam alcançar. Malaquias 4:6 - e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição Prov. 23:13 – Não retireis a disciplina da criança, porque, se fustigares com a vara, nem por isso morrera. Nunca se esqueçam pais: os filhos só poderão obedecer aquilo no qual foram ensinados. Muitos pais corrigem seus filhos, mas eles nem sempre sabem o porque, ou o motivo pelo qual foram corrigidos. Devemos ensinar o que eles podem fazer, ao invés de só falar o que não podem fazer. Correção não é bater, mas trazer a criança de volta aos caminhos em que foram ensinados, e que em certos momentos eles podem se desviar. Se os filhos vêem o amor que existe entre o papai e a mamãe, eles aprenderão desde pequenos que o amor é necessário para que um lar seja bem sucedido. Se existe respeito entre todos os membros da família, eles nunca terão dificuldades em respeitar qualquer pessoa, em qualquer lugar onde estiverem. Se os pais reconhecerem seus erros e pedirem perdão aos seus filhos, eles também não terão nenhum problema em fazer isso quando vier a acontecer.
Os seus filhos serão o futuro da igreja, da cidade, do estado, do país, não é verdade? Mas eu te pergunto: o futuro já chegou? Não. Mas os filhos já estão aqui, e se vocês não ensinarem eles hoje, jamais existirá o futuro. O que será desta geração que esta crescendo sem o conhecimento da palavra de Deus? Há cada dia que passa as meninas estão engravidando mais novas; eles estão sendo viciados em todo o tipo de drogas ainda crianças; estão vendo os seus pais se separarem, alguns com muito pouco tempo de casamento e pôr qualquer motivo. Vendo tudo isso acontecer ao redor deles em todos os momentos de suas vidas, o que poderemos esperar deles quando crescerem? Que Deus continue te abençoando.
Pb. RUBENS

Um comentário:

  1. Olá meus queridos irmãos. Paz e graça de Jesus.
    Parabéns pelo blog muito edificante. Eu acredito que; crescemos quando lemos, quando partilhamos.
    Aprendendo uns com os outros, crescemos na graça e conhecimento da Palavra.
    Aproveito a oportunidade para partilhar também meu blog. Contém ensinos, de crescimento, edificação e exortação, muitos poemas e algumas músicas tudo dentro do carisma evangélico.
    Ficarei feliz por vossa visita e muito mais ainda se nos seguir.
    Que Deus continue a abençoar-vos ricamente. António Batalha.

    ResponderExcluir